-->

quinta-feira, 25 de maio de 2017

10 anos do "Salomé - The Seventh Veil" (Xandria)

O último álbum com Lisa Middelhauve 


Banda: Xandria
País: Alemanha 
Lançamento: 25 de maio de 2007
Gênero: Metal sinfônico
Formação: Lisa Middelhauve (vocall), Marco Heubaum (Guitarra) guitarra, Philip Restemeier (guitarra), Nils Middelhauve (baixo), Gerit Lamm (bateria)
Gravadora: Drakkar Entertainment 


      Esse ano de 2017 é nostálgico para os fãs da banda alemã Xandria, há exatamente dez anos atrás, no dia 25 de maio de 2007, a banda lançava seu quarto álbum "Salomé - The Seventh Veil", o último com a Lisa Middelhauve como vocalista da banda. 
    Assim como o seu antecessor “Índia”, o álbum "Salomé - The Seventh Veil" manteve sua sonoridade inspirada em elementos orientais, claro que nada comparado com o que as bandas de folk metal iriam realizar nos anos que seguiram. A banda confirmou na lançamento estar inspirado na história bíblica de Salomé para composição do mesmo, contudo a temática não está presente em todo o álbum.
    Em 2007, quando o álbum foi lançado, muitas mídias especializadas no metal realizaram duras críticas, falando das bandas genéricas do metal sinfônico, e da clara influência do Nightwish e Within Temptation em suas músicas. Que faltava talvez um elemento bombástico na sonoridade da banda que a diferencia-se das outras bandas do gênero.
Foto Promocional 2007
 Dez anos se passaram, outras vocalistas participaram da história do Xandria, a banda conseguiu finalmente o merecido reconhecimento no cenário do metal sinfônico, mas talvez, seja hoje em dia, em pleno 2017 que a banda esteja cada vez mais próxima daquelas bandas das quais era comparada... mas o que ocasionou isso? Para mim foi a saída da primeira vocalista da banda Lisa Middelhauve, que saiu por motivos pessoais. Não me entendam mal, reconheço ser fã de todas as fases da banda, mas para mim, foi esse período que diferenciava a sonoridade do Xandria das outras bandas, principalmente por causa da voz da Lisa. 
   E por isso hoje, dez anos depois escrevo sobre esse álbum que é amado e odiado por muitos: "Salomé - The Seventh Veil", vou falar aqui de algumas músicas que merecem destaque. 
    O álbum já começa com o primeiro single do álbum, “Save my life”, a música que mais utiliza o piano no álbum, podemos hoje em dia chamar de uma das músicas mais famosas da banda. “Vampire” vêm logo em seguida, com peso das guitarras, podemos ver a versatilidade da Lisa, e porque ela  trazia todo um diferencial para a banda comparada a outras do mesmo gênero. 
     A música título "Salomé" apresenta uma viajem ao oriente, com certeza é uma das melhores músicas do álbum. "Only For The Stars In Your Eyes" é a segunda faixa do álbum com a participação do vocalista de origem finlandesa Mika Tauriainen, esse é um dueto realmente cativante entre Mika e Lisa.  
       "The Wind And The Ocean" é o que podemos chamar de a balada do álbum. Podemos perceber toda doçura de voz quase angelical da Lisa combinada perfeitamente com a melodia. E para destacar uma última canção, para mim a melhor do álbum, é "Sisters Of The Light", uma mistura de elementos orientais e eletrônicos, a canção e diferente de tudo já feito na discografia do Xandria, não somente até aquele ano de 2007, mas até hoje.  
        Muita coisa mudou no "mundo do metal sinfônico" nesses últimos dez anos, bandas consagradas encerraram as atividades, aconteceram inúmeras trocas de integrantes em varias bandas. O próprio Xandria mudou muito nesse tempo, hoje em dia, é até difícil associar os atuais trabalhos da banda aos seus primeiros anos de carreira. Mas aos antigos fãs fica aquele gostinho de nostalgia, e para os novos fãs do Xandria vale muito a pena conhecer os antigos trabalhos da banda, é como uma viajem ao tempo de uma banda que não existe mais, pelo menos não nesse formato. 
     
"Salomé - The Seventh Veil": 
01. Save My Life
02. Vampire
03. Beware
04. Emotional Man feat. 
Mika Tauriainen
05. Salomé
06. Only For The Stars In Your Eyes
 feat. Mika Tauriainen
07. Firestorm
08. A New Age
09. The Wind And The Ocean
10. Sisters Of The Light
11. Sleeping Dogs Lie

12. On My Way





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do elegiaecanto.com ou de seus editores