-->
Contato    Equipe    O site   

Entrevista: Cernunnos (Argentina)


Fundada em Buenos Aires, Argentina, pelo artista e compositor Pablo Schiavo (Ex Warknight), com colaboração de Joaquin Gómez (ex Warkinght, Atual Frater e Moonlight Asylum), Cernunnos é uma banda de Folk Metal, de gravadora independente, que possui um som muito marcante e de muita qualidade. 

Quem nos responde é Hernán, guitarrista da banda.

EC: Pesquisando um pouco mais sobre a banda, em sites especializados, encontrei a definição para a Cernunnos como estilo "Folk Metal". Como vocês definem o estilo da banda?

Hernán: O estilo musical de Cernunnos se define como Folk Metal como bem disse, poderíamos dizer que suas raizes (falando musicalmente)
vem da música irlandesa/escocesa com whistle, gaita, e mais instrumentos tradicionais, porém, adicionando o clássico som do metal.

EC:  Quais são as principais temáticas que abordam em suas músicas? (mitologia, história, etc)
Hernán: Cernunnos focaliza suas letras em diversos temas. Existe uma mistura de historias sobre o mundo celta antigo, os Gálatas para ser mais específico nessa etapa (Gálata, Turquía, “Birth of Galatia”) e como podem ser tópicos e/ou analogías do mundo atual (Mother Earth).

EC:  Os membros atuais, são os mesmos que iniciaram a banda?
Hernán:  Atualmente somente há 3 integrantes originais: Pablo Schivo, baixo e coros, Joaquin Gómez, guitarra lider e eu na guitarra rítmica. Martín Noé (Voz lider), Juan Diego Muñoz , violino Violín e coros e Ezequiel  Remus, bateria e percusão se uniram ao projeto posteriormente devido mudanças internas na banda.

EC:  Qual foi, na opinião de vocês, o show ou evento que mais os marcou até hoje, e por quê?
Hernán: O show que mais nos marcou foi o que compartilhamos com Eluveitie em 24/01/2013,  Podemos dizer que é nossa principal influência como modelo, som e história que desenvolvem . Sem falar que foi um orgulho chegar a compartilhar o cenário com eles.

EC:  Pesquisando um pouco mais, encontrei que a expressão "Cernunnos" refere-se  às representações do deus com chifres do politeísmo celta. Até onde o celtismo tem influência na crença e na vida de vocês?
Hernán: Cernunnos, na mitologia celta,é a deificação do animal macho com chifres. Relacionado com a fertilidade, regeneração ctónica (que pertence a terra) e amor dos animais selvagens.
Sua primeira aparição arqueológica foi no  Pilar dos Navegantes (França) no século 1 a.c.
Possuía torques (em seu pescoço e na mão) que em conjunto com seus chifres, herdava hierarquia e poder. Também está vinculado com o inferno.

EC:  Aqui no Brasil, o estilo Folk, Viking, Centic e outros do gênero vem crescendo cada vez mais. Como é tocar este estilo de música na Argentina? Tem crescido também o número de adeptos a estes estilos?
Hernán:  No Folk, tanto Viking como Celtic, a quantidade de seguidores cresceu muito, graças as feiras locais e organização de eventos do estilo, o espectro de idades que cobrem agora é muito mais amplo, a que me refiro com isto? O Folk Argentino não é vivido somente na a música, quando organizamos shows não só expomos um espetáculo no cenário, como também juntamos os artesãos medievais, recreações de luta, rituais típicos como a Queimada, e inúmeras coisas mais que atraem muito aos espectadores.

EC:  E qual tem sido a dificuldade que vocês mais tem enfrentado pra continuar o projeto Cernunnos?
Hernán:  A maior dificuldade, entre outras, que Cernunnos enfrentou durante seu crescimento foi  encontrar uma formação estável que entregue o mesmo espírito e o mesmo objetivo na criação da mensagem que brindamos, não é fácil lidar com um projeto em crescimento, o qual cresce em um estilo que ainda se encontra muito oculto no mundo do gênero do metal.

EC: Conhecem o Brasil? Já tiveram ou tem vontade de vir tocar para o público brasileiro?
Hernán: Cernunnos  ainda não pisou em solo brasileiro, mas teríamos muito orgulho de poder visitar terras brasileiras e compartilhar nosso material  com público tão importante para o folk como é o dos Brasil.

EC:  Qual banda (ou quais bandas) vocês diriam que mais tiveram influência no som que vocês tocam hoje?
Hernán:  Como mencionei antes, a banda que mais nos influenciou tanto no som como na orientação histórica é Eluveitie, mas também, nos trazem ao estilo bandas como Ensiferum, Korpiklaani, Equilibrium, Turisas, Arkona e muitas outras mais, que entre nós escutamos muito frequentemente.

EC:  Estão trabalhando em algum CD ou material para os próximos meses? Se sim, podem nos adiantar algo sobre ele?
Hernán: Efetivamente estamos trabalhando em nosso primeiro material de longa duração, nos encontramos ainda na etapa de gravação, ja temos gravadas completamente bateria, neste momento o nos encontramos gravando o baixo; em breve começaremos a gravar as guitarras. Realmente estamos trabalhando para conseguir o som pessoal e distinto que pode oferecer Cernunnos como projecto

EC:  Quais os planos da banda para este ano de 2015? 
Hernán: Principalmente em 2015 temos em mente poder finalizar nosso disco, mas também temos shows marcados, como nos apresentar em uma nova edição da Buenos Aires Folk Open Air, um evento local que tem dado muito ao Folk Argentino, no qual se junta toda a cultura medieval, junto com bandas de estilos tradicionais, artesãos, recreações e muito mais.

EC:  Bom, vocês podem mandar um recado para o público brasileiro, que através desta entrevista estão podendo conhecer mais sobre a banda Cernunnos?
Hernán: Convidamos a todos a escutar nosso material e esperamos arduamente poder compartilhar em algum momento um show com nossos irmãos brasileiros para seguir estendendo algo tão especial e importante como o Folk Metal para nós. Podemnos encontrar:

EC:  Novamente, agradeço pela atenção e tempo que tiraram para responder as nossas perguntas. Nós do Elegia e Canto torcemos para que a banda tenha sucesso, que cresça, e que logo breve possa seguir o caminho de outras bandas, como Arkona e tantas outras, que já são referência no mundo todo. Aguardamos vocês um dia poderem vir tocar aqui no Brasil! 
Hernán: Realmente agradecemos o interesse em nós, já que tanto vocês como todos os outros meios de difusão da música em linha fazem que nossos sonhos e objetivos se tornem realidade. Realmente esperamos algum dia poder atravessar a lagoa até solo brasileiro e compartilhar algo tão especial como é a música. 
KEEP ON FOLKING!

por Rodrigo Filth





0 Comentario "Entrevista: Cernunnos (Argentina) "

Postar um comentário

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do elegiaecanto.com ou de seus editores

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Próximos Eventos

             

EC NO FACEBOOK

PARCEIROS

     

TRANSLATOR

Seguidores