-->
Contato    Equipe    O site   

Tarja Turunen


Nome Artistico: Tarja Turunen
Nome Completo: Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli
Tema Lírico: Sentimentos, Natureza , Vida
País: Finlandia
Nascemento: Kitee, Carélia do Norte
Data de Nasciemnto: 17 de agosto de 1977
Site oficial: http://www.tarjaturunen.com/



Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, emKitee, junto de seus pais e dois irmãos, sendo a única filha. Ela desde criança sempre apresentou interesse pela música. Sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a garotinha de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez com a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu). Depois disso, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia a qual freqüentava, onde podia praticar regularmente, além de ter aulas adicionais em um grupo infantil.
Em 1996 Tarja tornou-se um dos membros-fundadores do Nightwish , quando seu colega de classe Tuomas Holopainen a convidou para participar de seu projeto acústico.
Em 1997, é lançado o primeiro álbum da banda, " Angels Fall First", foi quando Tarja fez seu primeiro show com o grupo em 25 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal. A banda, porém, só ficou internacionalmente famosa com o lançamento do álbum Oceanborn, em 1998.
No dia 1º de Janeiro de 2003, Tarja casa-se com o empresário argentino Marcelo Cabuli, o qual á conhecia desde sua primeira excursão pela América Latina, em 2000.
O fim de uma Era
Após o concerto final da digressão Once no Hartwall Arena (em Helsinque) com o título sugestivo "End of an Era", foi entregue uma carta aberta a Tarja, na qual foi "convidada" a sair da banda.
Tal fato fez com que ocorressem várias discussões sobre o assunto. Especulações na mídia foram aparecendo dia após dia. Tarja então decidiu dar seu parecer sobre a discussão em duas conferências de imprensa, a primeira em Helsique e a segunda em Berlin. As maiores especulações eram sobre seu marido, Marcelo, acusado de manipulador e de ser o principal motivo da demissão de Tarja. Marcelo, então, respondeu a mais de 130 perguntas enviadas por fans sobre toda essa questão, dando sua opinião e explicações pessoais sobre todas as acusações.
O recomeço
Apesar de todo o ocorrido, nada impediu que Tarja continuasse com seus planos e sua carreira. Tanto que, pouco tempo depois, Turunen já tomava parte de sua primeira turnê natalina, que passou por quatro países daEuropa:Finlandia, alemanha, Espanha e Romenia, onde neste último foi acompanhada pela Orquestra Filarmônica de Sibiu. Os ingressos para a apresentação na Romenia já estavam esgotados semanas antes.
Após o sucesso da turnê, Tarja teve um pequeno e merecido descanso antes de recomeçar seus trabalhos, desta vez para um álbum completo de canções natalinas intitulado Henkays Ikuisuudesta (Sopro dos Céus), que inclui em seu repertório, além de canções tradicionais finlandesas, clássicos de John Lennon e ABBA e a canção " You Would Have Loved This", especialmente dedicada à sua mãe.
Nesse meio tempo, Tarja também tomou parte de projetos como atriz. No seriado da TV finlandesa Yle intitulado "Paaroolissa" a cantora interpreta a madrasta de um jovem estudante; no seriado humorístico "Studio Impossible" da MTV3 e no musical "Spin", Tarja interpreta a ela mesma. Todas as aparições tiveram uma ótima aceitação do público que já aguardava por mais projetos no mesmo ramo.
Mas isso era apenas o começo. Em Julho de 2006 Tarja toma parte mais uma vez do conceituado Festival de Ópera de Savonlinna, mas desta vez como solista. Acompanhada do famoso tenor finlandês Raimo Sirkiä e da Orquestra Sinfônica de Kuopio, regida por Riku Niemi, Tarja fez uma apresentação que incluía temas clássicos como "O Mio Babbino Caro" de Puccinini, canções do famoso compositor Andrew Lloyd Webber como "Don't Cry For Me Argentina" do musical Evita (cantada em espanhol) e também temas de sua antiga banda entre outras. Tarja desta vez pôde mostrar seu potencial para a crítica especializada ao qual fez reconhecer seu talento como cantora e intérprete.
Ainda em 2006, Tarja participou do festival "Rhapsody In Rock" do músico e compositor Robert Well; do "Lahti Organ Festival", festival de Órgão "Cross Over" na Finlandia; e mais apresentações com o tenor Raimo Sirkia, desta vez acompanhados da pianista Maija Weitz e dos músicos da Sinäjoki City Orchestra.
Em Agosto de 2006, Tarja recebe disco de platina pela vendagem de 10 mil cópias do compacto natalino "Yhden Enkelin Unelma", que entrou nas paradas de compactos finlandesas alcançando o topo tanto em 2004 quanto em 2005. No mesmo ano, Tarja participa de um concerto beneficente em comemoração aos 60 anos de UNICEF, o "Tomorrow's Childs" (Crianças do amanhã), juntamente com o Coral Tapiola, onde arrecadaram 18.688 euros com os quais a UNICEF pôde providenciar vacinação básica para mais de 2.300 crianças de Laos.
Em novembro de 2006 é lançado o álbum " Henkays Ikuisuudesta" e em dezembro começa sua turnê com apresentações pela Finalndia e Russia, com a qual, no ano seguinte, renderia a ela uma indicação ao Emma Awards como melhor artista feminina de 2006, além de ser eleita pelos leitores do jornal Iltalehti como artista feminina do ano.
28/12/09*19/07/10

0 Comentario "Tarja Turunen"

Postar um comentário

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do elegiaecanto.com ou de seus editores

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Próximos Eventos

             

EC NO FACEBOOK

PARCEIROS

     

TRANSLATOR

Seguidores